quinta-feira, 31 de maio de 2012

RELATO DE CASO


Às vezes ficamos procurando em revistas, jornais, internet e outros meios de comunicação casos que ocorreram em nossa cidade para publicar no blog, mas ao estar mais atento ao que acontece em nossa volta podemos perceber que existem muitos fatos que não foram denunciados, histórias vividas por pessoas que estão bem próximas a nós. Este é o caso de uma de nossas amigas, para qual usaremos o pseudônimo LB:
LB, uma jovem estudante começou a namorar com um rapaz 4 anos mais velho, relata que eles tinham um bom relacionamento. Mas, com a melhora socioeconômica, seu namorado passou a se comportar de forma diferente e a exigir de LB certos comportamentos como, por exemplo, o controle do peso e a presença dela em eventos dos quais ele participava, para isso ele sempre comprava um vestido para cada ocasião, ela deveria estar impecável, maquiada, como se fosse um personagem que ele criou para mostrar uma aparência. Ele passou a trabalhar muito, mas não gostaria que ela fizesse isso, seu desejo era manter LB dentro de um perfil criado e controlado por ele. Quando ela enfrentou e quis mostrar sua própria personalidade e construir sua independência, vocês podem imaginar o que ele fez?  Isso mesmo, terminou o namoro de 8 anos sem que nossa amiga pudesse imaginar, ela sofreu muito na época e conseguiu juntar uma caixa de coisa que ele a deu para se vestir como uma princesa. Sabemos que os papeis sociais são construídos culturalmente, cada uma aprende com a sociedade o que e ser homem e o que e ser mulher, a esta cabe o cuidado com a casa, filhos, marido, aparência, pois ela e o sexo frágil, mas é preciso lutar para desmistificar essa crença! 
Não se Engane Existe Vários Tipos de Violência Doméstica:

- Violência física: Qualquer ato que prejudique a integridade ou saúde corporal da vítima.

- Violência psicológica: Qualquer ação que tenha a intenção de provocar dano emocional e diminuição da autoestima, controlar comportamentos e decisões da vítima por meio de ameaça, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, insulto, chantagem, ridicularização ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação.

- Violência sexual: Qualquer conduta que force a vítima a presenciar, manter ou a participar de relação sexual não desejada, que impeça a vítima de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao casamento, à gravidez, ao aborto ou à prostituição.

- Violência patrimonial: Quando o agressor toma ou destrói os objetos da vítima, seus instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos.

- Violência moral: Caluniar, difamar ou cometer injúria.


Fonte: New Cidadão Guia de Direitos - http://nev.incubadora.fapesp.br/portal Acesso em: 20/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário